Estrutura e operadores

Estrutura

Estruturas de Controle: Operadores  e Estrutura Linear/Sequencial 


  • Estruturas Condicionais (if) - 

Simples -
 Composta - 
Encadeada ou Aninhada

  • Estruturas de Repetição -

 Com teste no início (while) 
 Com teste no final (do...while) 
 Com variável de controle (for)

Estruturas de Controle 

• A criação de programas envolve diversos conceitos, tais como:
 – Entrada de dados
 – Saída de dados 
– Variáveis
 – Constantes
 – Expressões aritméticas
 – Expressões lógicas
 – Expressões relacionais
 – Comandos que traduzam esses conceitos de forma a representar o conjunto de ações.

Estruturas de Controle

 • Para que esse conjunto de ações se torne viável: 
– Deve existir uma perfeita relação lógica intrínseca ao modo pelo qual essas ações são executadas, ou seja, ao modo pelo qual é regido o fluxo de execução do programa (algoritmo).
 • Programas são criados para solucionar diferentes tipos de problemas, adotando estruturas básicas de controle de fluxo de execução: 
– Linear ou sequencial 
– Condicional 
– Repetição
 – Ou da combinação delas.


Operadores

Operador ou comando de atribuição =
Exemplo: x=10;
Significado: atribui o valor 10 à variável x e apaga o valor anterior de x (se este possuir um valor anterior).

• Operadores aritméticos

Soma +
Subtração -
Multiplicação *
Divisão /
Módulo %
Obs: O Módulo retorna o resto da divisão entre dois números inteiros.
Exemplo: x = 4 % 2; (onde o valor de x será 0)


Estrutura linear/sequencial

Nessa estrutura o conjunto de ações será executado em uma sequência linear de cima para baixo e da esquerda para a direita, isto é, na mesma forma em que foram escritas.
Exemplo:
#include <stdio.h>
main()
{
int a, b;
printf("Digite um numero: ");
scanf("%i",&a);
b=a*2;
printf("O dobro de %i eh igual a %i", a, b);
}

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.